Oi! Tudo bem com você?
Aqui é a Simone Batista, Mentora e Coach Especialista em Salões de Beleza e hoje vou falar de um tema bem importante, para te ajudar ainda mais na organização e gestão do seu salão de beleza.
Existem 7 atitudes que te ajudam no controle das finanças, sabia disso?
E que bom que você está aqui, porque agora tem a oportunidade de fazer seu negócio melhorar ainda mais!
Vamos conferir?
1.Administre bem o capital que entra
Está chegando as festas de final de ano e naturalmente a rotatividade de clientes em seu salão de beleza, vai aumentar muito.
E algo bem comum de acontecer é justamente o mau gerenciamento do capital que entra… vou explicar!
E como diz a história… quem não se controla, se descontrola, por isso ter uma planilha ou até mesmo um aplicativo ou software que possa listar entradas e saídas é de fundamental importância!
As planilhas no Excel podem ser uma opção, mas por ser montada por você, pode acabar demandando mais tempo em buscas e cálculos. Já se você for do perfil de empreendedor/a que gosta de tecnologia e inovação, alguns softwares podem ser a melhor opção para seu salão de beleza.
A diferenciação, por exemplo, das formas de pagamento, das datas de recebimento e do faturamento mês a mês do salão de beleza, fazem sempre a diferença para saber quando se está no lucro ou no vermelho!
Entendeu?
E quanto mais você souber e tiver registrado o que entra e o que sai, o que foi pago do salão e o que entrou como serviço, aí sim fica fácil de entender o quanto o seu faturamento está proporcionando!
Lembre-se: sem controle, só há DESCONTROLE!
2. Não misture as contas pessoas com a do salão de beleza
Olha, é muito comum pequenos e médios salões de beleza perderem o equilíbrio financeiro nesse sentido. Aliás, tirar 300 ou 1.000 reais para pagar uma conta pessoal, dizendo: “Ah, depois eu devolvo para o caixa”, é algo comum, mas que traz problemas, sabe por quê?
Porque o que é seu é seu e o que é da empresa, precisa pertencer e ficar com ela.
Se você não mantém o equilíbrio nos pagamentos e não souber fazer a divisão corretas dessas contas, rapidamente o fluxo de caixa do salão de beleza ficará desfalcado e você achará que o que está entrando não é suficiente para pagar os colaboradores, o aluguel, os produtos e assim por diante!
Por isso, MUITO CUIDADO!
3. Não comprometa seu capital de giro
Existem alguns erros que fazem o seu capital de giro ir embora. Exemplo:
- Ficar tirando empréstimo o tempo todo – Esse é apenas um dos pontos, pois existem inúmeros que se deve ter cuidado. Tenha em mente que dinheiro emprestado é o mesmo que pegar dinheiro e ainda pagar por ele e mesmo sendo necessário que você cresça, para tirar empréstimo é preciso muitas ponderações e cálculos também.
- Prazo de recebimento muito longo – o prazo de recebimento dos serviços do salão de beleza tem que ser compatível com as obrigações do salão. Isso quer dizer que o curto e médio prazo são melhores, pois imagine só ter dinheiro para pagar fornecedores com 90 dias… isso levaria muito tempo para ter dinheiro suficiente no caixa, certo?
- Atrasar o pagamento de impostos – você pode não suspeitar, mas ficar devendo os impostos vai criar juros e multas altíssimas, que no final das contas, nem valerão a pena de não serem pagas dentro do prazo!
4. Analise seu mercado
Esse mercado muda em velocidade recorde, por isso, esteja atento as novas tendências, as novidades e quanto ao que está surgindo.
Em algumas regiões da sua cidade pode haver eventos para seu segmento e os conhecimentos agregadores de valores, como cursos e treinamentos farão a diferença no atendimento do seu salão de beleza.
5. Evite desperdiçar materiais e lucre 100 x mais!
Você precisa conscientizar sua equipe sobre isso! Quanto mais se gasta em produtos, mais rapidamente o seu dinheiro vai “escoando”. O que quero dizer é que existem medidores para cada tipo de atendimento, seja para mãos, pés, pernas, corpo, rosto ou cabelos!
Quanto mais controle houver nesse sentido, melhor será para os negócios do salão de beleza!
6. Controle o seu estoque
Responda agora: “Você sabe quais são os produtos mais usados em seu salão”?
Você sabe quais procedimentos mais vendem ou os produtos, cremes e loções mais buscados por sua clientela?
Bom, quanto mais você conhecer sobre seu estoque, mais facilmente você poderá entender o que é preciso comprar. Isso além de evitar investimentos em produtos que estão encalhados, te ajuda a comprar novamente aquilo que tem funcionado melhor em seu salão.
Entendeu?
7. Treine sua equipe
Nenhum salão pode crescer sem treinamento, isso é fato!
Capacitar, treinar e preparar melhor seus atendentes e colaboradores, podem ser a solução para vários problemas, desde a prospecção, como fidelização de clientes.
Outro dado importante sobre o assunto é que treinar colaboradores do salão de beleza é menos oneroso, do que contratar novos profissionais, visto as desvantagens da rotatividade, entre outros desgastes por esse rodízio de pessoal que muitas vezes não está capacitado.
A falta de programas de aperfeiçoamento pode gerar sérios prejuízos no salão, isso porque alguns detalhes e trabalhos quando não feitos de maneira apropriada e assertiva acabam influenciando na decisão de desistência do cliente e até no afastamento dos mesmos.
O desenvolvimento de sua equipe permitirá que:
- Seus funcionários estejam mais motivados.
- Entendam o que é preciso melhorar.
- Manterá o bom atendimento.
- Desenvolverá mais competências e novas habilidades.
Todas essas coisas favorecerão em 100% os seus negócios, por isso, se atente a todas essas orientações e se você quer continuar recebendo conteúdos como este, que vão te ajudar a alavancar seus negócios , se inscreva aqui no blog e receba gratuitamente.
Deixe seu comentário sobre o que achou da matéria,
Um forte abraço,
Simone Batista